A.S. Roma: As recentes transformações das camisas do clube

/
0 Comments

Ocorreram muitas transformações nos uniformes das equipes europeias nas últimas temporadas. E uma das equipes que mais sofreu com essas alterações foi a Roma. Há algum tempo, a camisa giallorossi não traz estampada a marca de um patrocinador master fixo. Na opinião de alguns, esse detalhe deixa as camisas mais bonitas. Porém, não era bem assim. Voltamos um pouco no tempo, e percebemos que a cinco temporadas atrás, a camisa da tradicional equipe italiana era ocupada por patrocinadores, o que não acontece hoje. Veja agora como eram as cinco últimas camisas usadas pela Roma, incluindo a titular da temporada 2015/2016, e note a diferença que cada uma delas apresentam entre si:

Roma (2011/2012):



Na temporada 2011/2012, a Roma utilizava uniformes produzidos pela Kappa. A grande fornecedora italiana se preocupava com os modelos que produzia para a Roma, pois tratava-se de um clube local. A camisa principal trazia a tradicional cor grená, com uma barra grossa nas mangas em amarelo. A gola também era preenchida por amarelo. O distintivo do clube, localizava-se do lado esquerdo do peito, um pouco mais acima do que o habitual. Na laterais, via-se em tamanho maior o logotipo da Kappa em amarelo. No centro, estava o patrocinador principal da equipe italiana. A camisa reserva era muito simples, sendo ela toda branca, com o logotipo da Kappa em tamanho grande nas laterais em amarelo. Ao invés do escudo atual da Roma, foi usado um escudo mais antigo. E no centro, assim como o modelo titular, estava o patrocinador principal.



Roma (2012/2013):



Algumas diferenças podem ser notadas nos modelos usados pela Roma em 2012/2013, em relação a temporada passada. A Kappa preocupou-se em fazer algumas alterações, tanto na camisa titular, quanto na camisa reserva. No modelo principal, a gola polo foi implementada. Ao invés do logotipo da fornecedora ser exibido nas laterais, desta vez foi posto em tamanho reduzido, nas mangas, próximo aos ombros. Na camisa alternativa, foram postas duas barras em amarelo e grená, no fim das mangas. Na gola, mais detalhes em amarelo e grená. Seguindo o estilo da camisa titular, o símbolo da Kappa foi para as mangas, neste modelo, na cor grená.


Roma (2013/2014):



Com um estilo retrô, o uniforme da Roma na temporada 2013/2014 foi completamente diferente dos vistos anteriormente. Inspirado no primeiro modelo usado em 1927, as camisas eram fabricadas pela empresa Asics, que não estampava o seu logotipo nos modelos. A camisa titular apresentava um tom de grená mais escuro, diferente dos antigos. Nas mangas, detalhes simples em amarelo eram vistos. Na gola, mais um pouco de amarelo.Note que embaixo da gola havia um detalhe em Y, que também trazia a cor amarela. Note também a ausência de um patrocinador na camisa, assim como no modelo reserva, que era branco, com uma gola mais simples em amarelo e grená. As cores vistas na gola eram as mesmas que preenchiam as tiras vistas nas mangas. Já era sabido que a Nike seria a nova fornecedora da equipe italiana, mas apenas na temporada seguinte.


Roma (2014/2015):



Mudou a temporada, e a Roma também mudou de fornecedor. A Nike, nova parceira, entra em ação na temporada 2014/2015, e segue a linha do antigo modelo, com simplicidade, mas mesmo assim, beleza. Diferente da temporada passada, a camisa principal retomava o grená tradicional. Nas mangas, destacava-se uma barra grossa em amarelo nas mangas. A gola era polo, e apresentava um estilo muito interessante: os botões. No lado esquerdo, estava estampado o escudo da Roma. No lado direito, via-se o logotipo da Nike. Na camisa reserva, uma diferença de modelos suplentes anteriores: uma faixa diagonal em amarelo e grená, no estilo River Plate. Detalhes em grená na gola. O distintivo da fornecedora também era grená. Repare que os nos dois modelos ainda há a ausência de um patrocinador no centro, sendo a Nike a única empresa estampada nas camisas.


Roma (2015/2016):



E finalmente, chegamos ao modelo titular da Roma para a temporada 2015/2016, que começará em alguns meses. Desta vez, a Nike ousou, deixando a simplicidade um pouco de lado. A principal inspiração para a camisa titular foram as armaduras dos gladiadores romados, segundo a própria Nike. Na camisa, nota-se o tradicional grená, com detalhes em amarelo na gola, e nas barras no fim das mangas. Mangas que apresentam um charme diferenciado: cores fortes, com um tom de grená bem mais escuro que o habitual. Nas laterais, há uma listra vertical amarela. Este modelo, também não apresenta um patrocinador principal no centro, sendo novamente a Nike, a única empresa a estampar na camisa.


Aviso do blog: Nos próximos dias, postaremos matérias com uma novidade muito especial: usaremos desenhos ilustrativos no lugar de fotos, para facilitar a sua compreensão sobre o assunto. Fique ligado, para essa e muitas outras melhorias no blog da Elece Atlhetic.



Leia também:

Nenhum comentário: