Campeões do Brasil #3: Botafogo de Futebol e Regatas

/
0 Comments
A estrela solitária já conduziu o Botafogo em diversas conquistas, mas hoje, dois importantes triunfos alvinegros terão um destaque especial. E mais que merecido. Um dos clubes mais importantes do futebol mundial, o Botafogo, terá uma parte de sua história contada mais adiante: os dois títulos brasileiros. Relembre agora as camisas usadas pelo Fogão nas conquistas da Taça Brasil de 1968, e no campeonato brasileiro de 1995:

Botafogo (1968):


Qualquer alvinegro mais velho se recorda daquele time do Botafogo dos anos 60 e volta no tempo. Tempos que não voltam mais. Junto com o Santos, aquela geração do Botafogo ajudava a compor a base da seleção brasileira campeã do mundo em 1958 e em 1962. O elenco que levou o Botafogo ao título da Taça Brasil contava com grandes nomes do futebol, como Carlos Roberto, Paulo César Caju, Roberto Miranda, Jairzinho, Gérson, Leônidas e Rogério. Recheado de estrelas, o Botafogo foi campeão brasileiro pela primeira vez, quando o torneio nacional ainda se chamava Taça Brasil.


O modelo usado pelo Botafogo na conquista de 1968 era muito simples, como sempre foi em toda a história do alvinegro. A camisa principal trazia as listras verticais em preto e branco, também presentes nas mangas. A gola era preta, assim como as barras no fim das mangas. No lado esquerdo do peito estava bordado o distintivo do Botafogo, sempre acompanhado de sua estrela solitária.

Botafogo (1995): 


Se não era repleto de craques como em 1968, o time do Botafogo na segunda conquista do Brasileirão ajudou a renovar a torcida alvinegra, que cresceu após aquela conquista. Depois de conquistar a Taça Brasil, o Botafogo passou 21 anos sem levantar um troféu de expressão, o que frustrou e de certa maneira, diminuiu a quantidade de torcedores. Em 1989, o Botafogo conseguiu quebrar o jejum de títulos. Mas foi em 1995 que o Fogão voltou a ter as dimensões nacionais como antes. Liderados por Túlio Maravilha, o alvinegro carioca chegava a sua segunda conquista em campeonatos brasileiros. Comandados por Paulo Autuori, o time ainda contava com Donizete, Sérgio Manoel, Gonçalves, Wilson Gottardo e Wágner, além do camisa 7, o principal ídolo da torcida naquela conquista.


Naquela conquista, o Botafogo tinha os seu uniformes produzidos pela Finta. Analisando as camisas principais, algumas mudanças podem ser notadas entre este modelo, com aquele usado em 1968. A camisa usada no bicampeonato apresentava as tradicionais listras verticais em preto e branco, mas no centro contava com a estampa do patrocinador master. Com uma gola polo, o escudo do Fogão vinha no lado esquerdo do peito, e no lado direito estava o logotipo do fornecedor. Depois de muitos anos, o Brasil voltava a ver a estrela solitária brilhar novamente.


Leia também:

Nenhum comentário: