Campeões do Brasil #4: Fluminense FC

/
0 Comments
Da máquina tricolor ao time de guerreiros. Com uma história muito rica no Brasil, o Fluminense não poderia ficar de fora da nossa lista. Tetracampeão brasileiro, o Fluminense foi capaz de encantar diversas gerações com o futebol que apresentava. E o primeiro título brasileiro conquistado pelos tricolores foi a 45 anos, em 1970, e você vai ver agora, as camisas usadas pelo Fluminense nessa e nas outras conquistas do Brasileirão:



Fluminense (1970):



A história de títulos nacionais do Fluminense começa em 1970. Na ocasião, o torneio ainda se chamava Roberto Gomes Pedrosa, e só foi considerado como título brasileiro há pouco tempo. O time campeão do Fluminense havia sido apelidado de "máquina", em virtude do grande potencial que a equipe apresentava. Aquele campeonato ainda revelaria dois grandes times: o Palmeiras que foi vice campeão em 1970, e o Atlético-MG, que viria a ser campeão no ano seguinte. Junto com o Cruzeiro, essas três equipes disputaram um quadrangular final, no qual o Fluzão se saiu melhor, e ficou com a taça.

                 

A paz, a esperança e o vigor estavam representadas na camisa principal do Fluminense em 1970. Como é tradição nas camisas do tricolor, haviam as listras verticais nas cores verde, branco e grená. No fim das mangas, uma barra branca, mesma cor da gola. No peito, estava bordado o escudo do time das Laranjeiras. Com este modelo, o Fluminense conquistou o Brasil pela primeira vez em sua história.



Fluminense (1984):


O bicampeonato do Fluminense veio 14 anos depois da primeira conquista. E foi muito especial. A máquina tricolor, como ficou marcado aquele time, conquistou o Brasil mais uma vez, e a torcida do Fluzão jamais irão esquecer das finais contra o Vasco no Maracanã, onde os tricolores ganharam o primeiro jogo por 1 a 0 com gol de Romerito,  e empataram sem gols no segundo. Com este sabor especial, o Fluminense foi bicampeão brasileiro.

                             

Diferente do modelo usado em 1970, a camisa usada pelo Fluminense no bicampeonato já trazia no peito o logotipo do fornecedor de material, além de estampar a marca de um patrocinador no centro. As listras em verde, branco e grená também estavam presente no modelo, como a torcida tricolor já conhece.
Com esta bela camisa, o Fluminense pintou o Brasil de verde, branco e grená mais uma vez.



Fluminense (2010):


Tragicamente, o Fluminense iria mais uma vez para a segunda divisão do futebol brasileiro em 2009. Já era dado como certo por todos o rebaixamento do tricolor. 99% de chances de queda. Quadro irreversível. Daí surge o Time de Guerreiros, que livraria o Fluminense do rebaixamento em 2009, para o título do Campeonato Brasileiro de 2010. Comandados por Muricy Ramalho, o tricolor ainda contou com a genialidade do argentino Conca, que surpreendentemente atuou nas 38 rodadas do campeonato. Contando ainda com Fred, Emerson Sheik, Washington, e outras peças importantes, o fluzão foi tricampeão brasileiro.

                              

Muito estilosa, a camisa principal usada pelo Fluminense em 2010 já era produzida pela Adidas. As listras em verde, branco e grená não poderiam faltar na vestimenta tricolor. No centro, estava estampado o patrocinador do clube, que além de tudo, foi seu grande parceiro por muitos anos. Nas mangas, mais listras tricolores, mas com as três listras especiais da Adidas, na cor branca. A gola polo também era branca. Pela terceira vez, o país via o tricolor das Laranjeiras conquistar o Brasileirão.



Fluminense (2012):


O Fluminense voltaria a ser campeão brasileiro em 2012, dois anos depois da conquista do tri. Com algumas mudanças em relação á última conquista, naquele ano, o clube havia conquistado o campeonato carioca, e entraria no campeonato brasileiro co muita moral. Liderados por Fred, o tricolor ainda contou com a estrela do menino Wellington Nem, com a volta de Thiago Neves depois de um ano no rival Flamengo, com o brilho do goleiro Diego Cavallieri, com o talento de Deco, entre outros.

                             
Para a temporada de 2012, a Adidas fez algumas alterações no modelo principal do Fluminense, como por exemplo, as mangas, que desta vez viriam toda em grená, apenas com as três listras brancas e o patrocinador. Na gola, detalhes em branco. O logotipo do fornecedor vinha no centro, próximo do escudo do clube. Nas laterais, apenas a cor branca se destacava. No centro, o parceiro e patrocinador do clube ainda estampava sua marca. Foi assim que o Fluminense se sagrou tetracampeão brasileiro.






Leia também:

Nenhum comentário: