Campeões do Brasil #5: Esporte Clube Bahia

/
0 Comments
Chegou a hora de falar de um dos clubes mais vitoriosos do futebol nordestino. O Esporte Clube Bahia, único bi-campeão brasileiro de sua região tem muita história para contar, e parte dela, resume-se à conquistas nacionais. A camisa tricolor tem muito peso, e agora, veremos os dois principais modelos usados pelo Bahia nas conquistas nacionais de 1959 e 1988. Confira:



Bahia (1959): 



O primeiro campeão brasileiro! Somente o torcedor do Bahia pode dizer isso, e com muito orgulho. Além disso, o tricolor baiano foi o primeiro representante do Brasil numa edição de Libertadores. Naquele ano, nem o Santos de Pelé conseguiu segurar o Bahia, que saiu com o troféu. Na final, os dois times se enfrentaram no Maracanã, e a camisa azul, vermelha e branca saiu vitoriosa.



Não, você não está vendo errado! A camisa usada pelo Bahia na conquista de 1959 não apresentava o escudo do clube, mas mesmo assim, é uma das mais belas da história. Com uma gola polo azul bem típica da época, o modelo tricolor vinha com suas tradicionais listras verticais em vermelho, azul e branco, inclusive nas mangas. De forma bem simples, o Bahia conquistou o país pela primeira vez na história.



Bahia (1988):



Em 1988, o Bahia chegou a um lugar onde nenhum outro clube do nordeste chegou até hoje: o bicampeonato brasileiro. Foi uma campanha marcante, e histórica. Mas sem dúvida, os jogos mais importantes daquela conquista foram as duas partidas finais, onde o Bahia ganhou em casa do Internacional por 2 a 1, e segurou o 0 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre. Um dos maiores jogadores da história do Bahia, Bobô foi o principal destaque do tricolor naquela conquista. 



No segundo título brasileiro, o Bahia usava modelos produzidos pela Adidas, que tratou de deixar a camisa do tricolor muito bonita. A principal usada em 1988 era branca, com as três listras nas mangas em azul, além da gola V, que também era azul. No peito, estava estampado o logotipo da Adidas no lado direito, e no lado esquerdo, o distintivo do clube. No centro, estava estampada a marca de um patrocinador. Com muito estilo, o Bahia chegou ao bicampeonato brasileiro.


Leia também:

Nenhum comentário: