Campeões do Brasil #6: C.R.Flamengo

/
0 Comments

Chegou a hora de falar do clube mais querido do Brasil! Assim a nação rubro-negra define o Flamengo, o hexacampeão brasileiro. De Zico a Petkovic, a história do Mengão em Campeonato Brasileiro é antiga, e muito vitoriosa. Além de nunca ter sido rebaixado para a segunda divisão, diferente dos seus rivais locais, o Flamengo foi o primeiro pentacampeão brasileiro em 1992, chegando ao hexa em 2009. Mas essa história começou muito antes. Mais precisamente no início dos anos 80. Veja agora as camisas usadas pelo Flamengo nas  seis conquistas do campeonato brasileiro:



Flamengo (1980):


O time campeão mundial em 1981 já fazia história muito antes dessa conquista. Em 1980, o Flamengo finalmente conseguiu o seu primeiro título brasileiro, chamado na época de Taça de Ouro. O time já contava com Zico muito inspirado, além dos craques Júnior, Andrade, Carpeggiani, Tita, Nunes, e Raul, fechando o gol rubro-negro. Flamenguista de verdade nunca esquecerá daquela final em 1980, onde o Mengão venceu o bom time do Atlético MG no Maracanã por 3 a 2. A Nação esteve presente naquele momento, e 154.355 expectadores compareceram no estádio.


Uma das camisas mais belas de toda a história do Flamengo é a que foi usada na conquista do campeonato brasileiro de 1980. Muito simples, o manto trazia as populares listras horizontais em vermelho e preto, que preenchiam todo o modelo. No peito, estava bordado o CRF ( Clube de Regatas do Flamengo). Assim, o Flamengo sagrou-se campeão brasileiro pela primeira vez.



Flamengo (1982-1983):


Agora campeão do mundo, o Flamengo voltaria a conquistar o Brasil no ano seguinte após os títulos da Libertadores e do Mundial em 1981. O galinho continuava arrasador, comandando o ataque. Sem hesitar, o rubro-negro mais fanático guarda na memória aquele time : Raul, Leandro, Figueiredo, Marinho e Júnior, Andrade, Adílio, Zico, Lico, Tita e Nunes. O título veio na final diante do Grêmio (campeão do mundo no ano seguinte) no estádio Olímpico, no gol de Nunes, o autor do único gol da partida. Já em 1983, o Flamengo foi campeão brasileiro novamente, mas com algumas mudanças em relação aos anos anteriores, como a saída do artilheiro Nunes, e a chegada de Baltazar para reforçar o ataque. Para variar, Zico continuava brilhante, mesmo com o fracasso na seleção brasileira no ano anterior. Em 1983, um recorde de público foi instituído, e até hoje, ainda não foi batido: 155.523 torcedores no Maracanã. Aquele campeonato ainda marcaria a despedida do ídolo Zico, que iria jogar na Udinese da Itália.


A camisa usada pelo Flamengo nas conquistas de 1982 e 1983 são muito lembradas até hoje, por ser também a usada no Mundial de Clubes em 1891. Com as tradicionais listras verticais em vermelho e preto, desta vez um pouco mais grossa em relação às anteriores. Confeccionado pela Adidas, o manto rubro-negro ainda trazia uma gola V, e o logotipo da fornecedora no peito direito, enquanto no lado esquerdo, estava bordado o CRF, desta vez, acompanhado de três estrelas. 



Flamengo (1987-1992):


Campeão brasileiro de 1987, incontestável! É assim que os torcedores flamenguistas se referem ao título da Copa União daquele ano. No campeonato mais polêmico da história, Flamengo e Sport se consideram campeões brasileiros naquela temporada. Mas como estamos falando do rubro-negro carioca, vamos falar da conquista do Flamengo. Zico tinha voltado, mas não foi o principal destaque do Mengão. O grande nome naquela conquista foi Renato Gaúcho. Junto com Bebeto, formaram uma dupla de ataque sensacional, sem deixar de fora o galinho, grande maestro daquela equipe. Na final diante do Internacional, o Flamengo, comandado pelo saudoso Carlinhos, venceu os gaúchos por 1 a 0, no Maracanã. Com muita polêmica, o Flamengo foi tetracampeão brasileiro. E o penta veio cinco anos depois, em 1992. Já chamado de Campeonato Brasileiro, o Flamengo conquistaria naquele ano, o principal título do clube naquela década. Com um time renovado, o Flamengo contava, desta vez no meio campo, com o talento de Júnior, o vovô-garoto. Sem o brilhantismo de dez anos atrás, mas com uma geração muito boa, o time da Gávea chegaria ao pentacampeonato nacional.


O modelo usado nas conquistas de 1987 e 1992 já apresentava mudanças significativas na história do manto sagrado. As mangas vinham totalmente pretas, apenas com a barra vermelha no fim, e as três listras da Adidas, também em vermelho. Desta vez, a gola polo foi introduzida no uniforme, além da estampa de um patrocinador principal no centro. No peito, o logotipo da fornecedora se fazia presente, além do símbolo do Flamengo, conhecido no planeta inteiro.



Flamengo (2009):


Desacreditado. Ninguém apostava no Flamengo campeão em 2009. Para muitos, o time era comum, sem grandes estrelas. Palmeiras, São Paulo e Internacional tinham elencos bem superiores ao do time carioca. Até que uma virada mudou completamente o rumo do Brasileirão. O comandante rubro-negro, Andrade, conhecia como poucos aquela competição. Os contestados Adriano e Petkovic, conduziram o Mengão ao hexacampeonato. O maior ladrão de bolas do Brasil naquele ano, Williams, dava conta do recado no meio campo. O goleiro Bruno fechava o gol. Léo Moura e Juan tomavam conta das laterais. E até Maldonado e Zé Roberto tiveram importância naquela conquista. Mas que roubou a cena foi o zagueiro Ronaldo Angelim, o autor do gol do título do Flamengo, na vitória sobre o Grêmio no Maracanã, diante de um público de 84.848 torcedores. Hexa! O único do Rio de Janeiro! A Nação comemorou com alegria, o sexto título brasileiro.


O manto sagrado apresentava novidades em relação aos anos anteriores. Desta vez, quem produzia os uniformes era a Olympikus, que tratou de deixar a camisa do Flamengo muito charmosa. Com a gola careca, o modelo principal de 2009 contava com as listras em vermelho e preto em toda a camisa, incluindo as mangas, que estampavam a marca de um patrocinador. No centro, outra marca de patrocínio. Nos ombros, detalhes em preto marcavam aquela camisa. No peito, estava estampado o logotipo da fornecedora, além é claro, do símbolo do clube. A segunda pele rubro-negra, conquistava o Brasil pela sexta vez! 


Leia também:

Nenhum comentário: