Esquecidas! Camisas usadas por times grandes em anos de rebaixamento

/
0 Comments

Se você torce para um time que já foi rebaixado de divisão no campeonato brasileiro sabe como é difícil lidar com essa situação. Ter que aguentar a zoação dos rivais talvez seja a pior das consequências, além é claro de ver sua paixão de coração fora da elite. As camisas usadas por grandes times em anos de queda geralmente são esquecidas, e sempre lembradas negativamente, em alguns casos, não são nem lembradas. Separamos algumas camisas usadas por grandes equipes do futebol brasileiro em suas respectivas temporadas de descenso. O resultado, você confere agora:

Corinthians (2007):

O ano de 2007 foi certamente, o mais triste da história do Sport Club Corinthians Paulista. Após o título brasileiro de 2005 e a eliminação na Libertadores de 2006, o Timão entrou numa profunda crise financeira, que o levou a abrir mão de seus grandes jogadores. Em 2007, finalmente chegava ao fim a parceria com a MSI, e o torcedor corintiano se depara com a dura realidade: um clube com muitas dívidas, e problemas dentro e fora de campo. A consequência disso tudo foi a queda para a série B.

As camisas usadas pelo Timão no ano do descenso eram fornecidas pela Nike. O modelo principal era totalmente branco, apenas com o escudo do clube e o fornecedor de material no peito, e o patrocinador estampado no centro. A camisa reserva era preta, com listras finas e brancas, na vertical. Com detalhes em branco no fim das mangas e na gola, o modelo ainda contava com o fornecedor em dourado. o distintivo do Corinthians, e o patrocínio no centro. E aí nação corinthiana, lembraram?


Palmeiras (2002):


 O primeiro rebaixamento do Palmeiras foi decretado em 2002. Em um processo semelhante ao que afundou o seu rival anos depois, a torcida alviverde levou um duro golpe. Após ver times vitoriosos nos anos 90, e até mesmo em 2000, as coisas começaram a ficar complicadas em 2001, após o fim da parceria com a Parmalat. Naquele mesmo ano, o Palmeiras ainda conseguira chegar nas semi-finais da Libertadores, sendo eliminado pelo Boca Juniors. Em 2002, o Palmeiras chegou ao fundo do poço. Mesmo tendo um time mediano, a queda foi inevitável.

Muito simples, a camisa usada pelo Palmeiras no ano do primeiro rebaixamento era produzida pela Rhumell. Completamente verde, com detalhes branco e cinza nas mangas e nos ombros, além do distintivo e do símbolo do fornecedor estampados no peito, e do patrocinador master no centro. Foi com esta camisa que o Palmeiras, um dos maiores clubes do Brasil, caiu pela primeira vez.

Palmeiras (2012):




Se cair uma vez já é péssimo, imagina cair duas? O Palmeiras conseguiu essa "façanha" em 2012. Já era sabido no inicio daquele ano que o elenco era fraco, mas o título da Copa do Brasil no meio da temporada mascarou as limitações daquele time. Somando a incapacidade dentro de campo, com a omissão da diretoria fora dele, o resultado não poderia ser diferente: o segundo rebaixamento em 10 anos, deixando em prantos a torcida palmeirense.


Fornecidos pela Adidas, os uniformes usados pelo Palmeiras naquele ano entraram para a história. Negativamente, é claro! A camisa principal era verde, com as três listras cinza nas mangas, alguns desenhos que formavam triângulos em tons de verde mais escuros no peito, além do principal patrocinador estampado no centro. A segunda camisa retomava as cores que foram usadas alguns anos antes, e chamavam muita atenção. Predominantemente verde-limão, a camisa ainda apresentava detalhes em verde na gola e nas mangas, além de duas listras finas nas laterais da camisa, também verdes. As listras nas mangas era na cor verde-limão, e o patrocínio central, assim como a marca do fornecedor, traziam o tradicional verde escuro.

Vasco da Gama (2008):




Assim como o Palmeiras, o Gigante da Colina foi rebaixado duas vezes para a segunda divisão do futebol nacional. E a primeira vez ocorreu em 2008. Após uma sequência de más campanhas em temporadas passadas, o clube carioca não conseguiu se segurar na elite. Naquele ano, o Vasco havia montado um elenco muito ruim, ainda que contasse com o artilheiro Edmundo no ataque. Mas o Animal não conseguiu salvar o Vasco da Gama, e a caravela afundou.


No ano do primeiro rebaixamento, o Vasco vestia Reebok. Historicamente, a principal camisa do time é a preta, mas a alguns anos, a camisa branca têm sido a mais utilizada, mesmo em São Januário. Em 2008, a camisa branca vinha com a tradicional faixa preta diagonal, com uma gola careca, e detalhes em preto embaixo das mangas. Os patrocinadores ocupavam o centro e as mangas na camisa. O modelo preto era o inverso do branco. O que mudava era o patrocinador master e o símbolo do fornecedor, que nesta ocasião, eram brancos.

Vasco da Gama (2013):




Não bastou cair uma vez. O Vasco parecia ter gostado da Série B, e voltou para lá após o rebaixamento em 2013. Duas quedas em cinco anos, é uma marca que a torcida cruzmaltina carregará pelo resto da vida. Mas o Vasco começou a encaminhar seu rebaixamento em 2012. Após a eliminação para o Corinthians na Libertadores, o clube carioca não teve fôlego para ficar entre os quatro primeiros no Campeonato Brasileiro. Diante de uma crise financeira, na virada do ano, o clube perdeu os seus principais jogadores, e não teve competência para substitui-los da maneira correta. Com a má gestão do ídolo Roberto Dinamite, junto com um elenco muito inferior aos demais, o Vasco voltaria a segunda divisão, uma triste página na centenária história do Vasco da Gama.


Os modelos naquele ano eram produzidos pela Penalty, empresa que nunca contou com o amor da torcida cruzmaltina. A camisa branca trazia a faixa diagonal preta. Com detalhes em preto nas mangas, e no ombro direito. A gola era totalmente preta. Naquele ano, o Vasco ainda conseguiu firmar um acordo de patrocínio com um grande banco brasileiro, que ficaria estampado no centro das camisas. O modelo preto era o inverso do modelo branco. Ambas as camisas traziam a escritura "115 anos" no detalhe do ombro, em alusão ao aniversário do clube. No fim do ano, uma montadora de veículos decidiu retirar o nome da sua empresa da camisa do Vasco, em virtude da confusão ocorrida em Joinville, na tarde que decretou o rebaixamento do time carioca.

Botafogo (2002):




Outro grande clube carioca que caiu duas vezes foi o Botafogo de Futebol e Regatas. No primeiro descenso, em 2002, vários fatores podem ser apontados para justificar a queda: má gestão, insatisfação dos atletas com os salários atrasados, baixo público nos estádios, elencos muito fracos, etc. O flerte com a Série B era antigo, e a queda aconteceu. A situação do Botafogo era trágica, e o tradicional clube de General Severiano se viu pela primeira vez em sua história, sendo rebaixado.


A camisa que o Botafogo usou na campanha que levou o clube para a segundona não fugia da tradição alvinegra. A Finta era a encarregada de produzir os modelos. A camisa principal trazia uma gola polo preta, além de listras pretas e brancas, também nas mangas. O patrocinador principal era visto no centro, na cor dourada. Foi com essa camisa que o Fogão caiu para a segunda divisão, entristecendo a sua torcida.



Botafogo (2014):




Após 14 anos, o Botafogo se viu rebaixado novamente. E a situação do clube na época era desesperadora. Com altas dívidas deixadas pelo presidente Maurício Assumpção, o alvinegro não conseguiu se manter na elite, o que já era previsto quando os resultados começaram a ser negativos.

Com salários muito atrasados, dispensa de jogadores importantes, crise na diretoria, Engenhão fechado, entre outros fatores, o Botafogo encontrava-se quebrado. Sem saber de onde tirar dinheiro para pagar as dívidas, o descenso foi inevitável. E lá foi o Botafogo, mais uma vez para a Série B.

Mesmo com o apoio da grande fornecedora Puma, o alvinegro carioca desceu novamente. Naquela temporada, o Botafogo tinha na sua camisa principal, barras em dourado na cintura e nas mangas. Listras pretas e brancas figuravam no modelo. A gola em V, também era dourada. O patrocinador estampava a marca no centro da camisa. Será que o Glorioso consegue retornar à elite?

Fluminense (1997):




Em termos de rebaixamento, o Fluminense tem a história mais triste entre todos os times de ponta do Brasil. A queda para a Série C nunca será esquecida pelos tricolores, nem pelos rivais. Mas tudo começou em 1996, com o rebaixamento no campo, e a volta no "tapetão". Se em 1996 deu para se salvar, no ano seguinte, o Flu não teve a mesma sorte, e foi rebaixado. E desta vez, foi pra valer. O Fluminense teria que jogar na Série B em 1998.


Mantendo a tradição, o uniforme principal do Fluminense era tricolor, com listras verticais nas cores verde, branco e grená. Fornecida pela Adidas, o modelo ainda contava com uma gola polo branca, e com as três tradicionais listras das mangas na cor branca. Mas o pior ainda estava por vir na vida dos tricolores!

Fluminense (1998):




Na teoria, o ano de 1998 era para ser o ano da volta do Fluminense, com o orgulho restabelecido, o clube voltaria para a elite do Brasil. Mas na prática, tudo ocorreu diferente. Aliás, muito diferente. O clube não conseguiu o retorno à primeira divisão, e para piorar, foi rebaixado para a Série C, o fundo do poço para um clube com tanta tradição como o Fluminense. O torcedor tricolor teria que ver seu time jogando na terceira divisão, a maior vergonha já vista por um grande clube no Brasil.


Essa camisa, com certeza, o torcedor do Fluminense quer esquecer. Produzida pela Adidas, a vestimenta tricolor mantinha as listras verticais nas cores verde, branca e grená. As listras brancas nas mangas também se mantiveram. No centro, o principal patrocinador estampava sua marca. A parceria com este plano de saúde seguiria por muitos anos. A gola polo era branca. Assim, o Fluminense caminhou para a terceira divisão do futebol nacional.

Grêmio (1991):




O ano de 1991 foi muito marcante na história do Grêmio. Após perder o título da Copa do Brasil para o Criciúma, o clube decepcionou ainda mais a torcida tricolor, que teve que ver o Grêmio na Série B pela primeira vez. Após a fantástica década de 80, quando faturou a Libertadores e o Mundial em 1983, o Grêmio foi rebaixado.


Conhecida mundialmente, a camisa principal do tricolor gaúcho era produzida pela Penalty na época. Com o patrocinador ocupando um grande espaço no centro, a camisa tinha as listras verticais em azul, preto e branco. A gola V do modelo também era branca. Com esta camiseta, o Grêmio caiu pela primeira vez, fato que os gremistas nunca gostariam que tivesse ocorrido.

Grêmio (2004):




E o destino levou o Grêmio para a segunda divisão novamente. Mas a culpa não era do destino. As dívidas contraídas pelo clube, a baixa qualidade da equipe, entre outros motivos, conduziram o Grêmio para a segundona. No ano anterior, o tricolor quase foi rebaixado, mas conseguiu se livrar do descenso, justamente quando o clube completava 100 anos. Já na temporada seguinte, os gaúchos não tiveram a mesma sorte.


As camisas do Grêmio naquele ano eram produzidas pela Kappa. O modelo principal trazia as listras mais finas, mas ainda com as cores azul, preto e branco. A manga era lisa, e totalmente azul. A gola V era toda branca. E no centro, o Grêmio estampava um patrocínio de um banco do sul do Brasil.

Atlético MG (2005):




O Clube Atlético Mineiro foi rebaixado para a segunda divisão apenas uma vez em toda a sua história. No ano de 2005, o torcedor atleticano presenciou o pior momento já visto no clube. As sucessivas crises financeiras levaram o Galo à segundona, e como não poderia deixar de ser, o lado azul de Minas Gerais se diverte com esse rebaixamento, já que o Cruzeiro nunca foi rebaixado.


A camisa do Atlético MG era produzida pela Diadora, e era toda listrada verticalmente, nas cores preto e branco. A gola era careca, e o centro da camisa era ocupado por um patrocinador do clube. Nas mangas, também haviam espaços para patrocinadores. Assim, o Galo caiu para a segunda divisão nacional, decepcionando toda a torcida atleticana.



Leia também:

Nenhum comentário: