Recordar é Viver #1: Cinco camisas de seleções já extintas

/
0 Comments

Certamente, você já ouviu alguém mais velho dizendo: "o futebol não é mais como antigamente!". Mas, como seria o futebol de antigamente? Você que é mais jovem, e ama esse esporte tão apaixonante, certamente tem muita curiosidade em saber como tudo funcionava em épocas passadas. Na coluna Recordar é Viver, vamos mostrar imagens, curiosidades e tudo sobre as camisas antigas do nosso futebol.

E hoje, daremos espaço para algumas das seleções extintas do planeta. Veja agora como eram as camisas de algumas seleções que não existem mais, que desfilaram por muito tempo nos gramados pelo mundo afora:

5# Alemanha Oriental (1974):
A camisa acima foi usada pela seleção da Alemanha Oriental na Copa do Mundo de 1974, que foi sediada pela Alemanha Oriental. Na ocasião, a Alemanha Oriental foi eliminada na segunda fase da copa, quando disputou a vaga para a final em um grupo com Brasil, Países Baixos e Argentina. Historicamente, a seleção da Alemanha Oriental nunca teve um grande reconhecimento no cenário do futebol, enquanto via a sua grande rival Alemanha Ocidental, fazer história. 

Como a maioria das camisas retrôs, a camisa que a Alemanha Oriental usou no mundial em 1974 apresentava um tecido bem grosso, que conforme o decorrer das partidas, ia ficando mais pesado, pois absorvia o suor dos atletas. Tinha bordado no lado esquerdo o escudo da confederação, e encima as inicias DDR, que significava "República Democrática da Alemanha".



4# Tchecoslováquia (1980):


Com pouca expressão no futebol, a seleção da Tchecoslováquia teve o seu grande momento de destaque na Eurocopa de 1976, quando sagrou-se campeã. Outro título que marcou a seleção Tchecoslovaca foi a conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de 1980. Após essa conquista, a seleção nunca mais se destacou no futebol. Em Copas do Mundo, foram 8 participações, e dois vice-campeonatos obtidos.

A camisa ilustrada acima foi usada em 1980, nas Olimpíadas de Verão de Moscou. Em campo, alguns craques como Viktor, Petras e Panenka marcaram aquela geração de ouro. Apresentando o vermelho como cor predominante, a camisa da seleção da Tchecoslováquia tinha o escudo tchecoslovaco bordado no centro, além de uma gola careca.



3# Iugoslávia (1980):


A década de 1980 foi certamente, a mais vitoriosa da história do futebol iugoslavo. Nesse período, grandes nomes do futebol surgiram, como Suker, Susic, Savicevic e o grande Stojkovic. Na época, era uma seleção muito bem vista por todo mundo, e sua geração, causava uma grande expectativa entre os iugoslavos. Mas a resposta não foi a esperada. Essa geração conseguiu uma medalha de bronze nas Olimpíadas de 1984. Na história da seleção da Iugoslávia ainda constam um terceiro e quarto lugar em copas do mundo, três medalhas de prata em Olimpíadas e dois vice-campeonatos da Eurocopa, além do terceiro lugar da Taça Independência.

Comandados por Savicevic e Stojkovic, a seleção iugoslava da década de 1980 usava uma camisa como a do modelo acima. Uma gola em triângulo na cor branca, o escudo iugoslavo bordado no peito esquerdo e todo o resto na cor azul era o que constava naquela camisa.



2# União Soviética (1970):


Tendo a camisa vermelha como sua principal marca, a seleção da União Soviética era muito respeitada em seu tempo, mas nunca mereceu tanto destaque no cenário do futebol. Em termos de títulos, a seleção soviética possui duas medalhas de ouro em Olimpíadas, e o título principal em sua história, que foi a conquista da Eurocopa de 1960. Em mundiais, a seleção soviética obteve a sua melhor campanha em 1966, quando chegou ao quarto lugar.

A principal marca da camisa da seleção da União Soviética sempre foi o CCCP escrito no centro. Essa sigla significa "União das Repúblicas Socialistas Soviéticas" em russo. A camisa possui uma gola careca na cor branca, uma barra fina também branca no final das mangas. Como já foi dito antes, o que mais chamava a atenção na camisa era a cor vermelha, que era a cor do comunismo.



1# Alemanha Ocidental (1974):


Seleção mais vitoriosa e mais reconhecida dessa lista, a Alemanha Ocidental se tornou uma das seleções mais vitoriosas da história. Com o título em 2014, os alemães chegaram ao tetracampeonato. Mas a tradição alemã no esporte já é conhecida a muito tempo. Em 1974, a seleção da Alemanha Ocidental chegava a sua segunda conquista em mundiais. Conquista essa que teve um sabor muito especial, pois foram os próprios alemães que sediaram aquela copa. Outro fator que eleva ainda mais o peso desse título é o fato de ter ganho na final da poderosa seleção da Holanda, comandada por Johan Cruijff.

Considerada uma das mais belas camisas entre seleções da história, o manto vestido pela Alemanha Ocidental em 1974 era muito simples. Mesmo no verão alemão, eles utilizavam a camisa com manga longa, pelo fato de ser uma época muito chuvosa na região. Com o escudo alemão bordado no peito esquerdo, e detalhes em preto na gola e no final das mangas, a Alemanha Ocidental conquistou a sua segunda Copa do Mundo. 


Leia também:

Nenhum comentário: