Campeões do Brasil #1: Grêmio FBPA

/
0 Comments
O campeonato brasileiro é um dos mais disputados do planeta, e por isso, merece um reconhecimento maior. Essa competição tão importante ajudou a consagrar muitos times, a colocar clubes pequenos no mapa, receber grandes astros, consagrar muitos artilheiros, e etc. Então, decidimos criar um espaço neste blog para falar exclusivamente das camisas usadas por campeões brasileiros nos anos de suas conquistas. E para abrir a coluna Campeões do Brasil falaremos do Grêmio. Veja agora as camisas usadas pelo tricolor gaúcho nas conquistas de 1981 e 1996:

Grêmio (1981):


A década de 80 foi a mais importante na história do torcedor gremista. A conquista da Libertadores e do Mundial sem dúvida, foram os feitos mais marcantes do Grêmio. Mas aquele time já demonstrava potencial antes de 1983. Dois anos antes, o Grêmio conquistaria o título mais importante da sua história até então: o campeonato brasileiro de 1981. 



A camiseta tricolor era tradicionalmente listrada, em azul, preto, e branco. Essa última cor estampada em listras mais finas. A gola era branca, assim como a barra que ficava no final das mangas. Uma das camisas mais procuradas do Grêmio até hoje, o modelo usado em 1981 ganha mais destaque por ser "limpa", ou seja, não ter nenhum patrocínio com grandes dimensões estampado nela. Com esta camisa, o Grêmio sagrava-se campeão brasileiro pela primeira vez.


Grêmio (1996):


Vindo de mais uma conquista de Libertadores e um fracasso no Mundial no ano anterior, o Grêmio voltaria a dar alegrias a torcida tricolor em 1996. Além de ter ganho a Recopa Sul-Americana, naquele ano o Imortal faturou o bicampeonato brasileiro, na final diante da Portuguesa, em São Paulo.


O segundo título na história do Grêmio é lembrado até hoje pelos tricolores. A camisa usada naquela temporada apresentava as tradicionais listras verticais em azul, preto e branco. Além da gola polo branca, o modelo tricolor ainda vinha com a manga listrada nas mesmas três cores do clube. Detalhes em azul e preto abrilhantavam a gola. No centro, havia estampado o nome do patrocinador principal. Foi assim que o Imortal conseguiu o seu segundo campeonato brasileiro, título que não conquistou novamente desde então.


Leia também:

Nenhum comentário: